Dia 18 de maio, o Museu Nacional Ferroviário reabre ao público e assinala o seu 5º aniversário e o Dia Internacional dos Museus com o festival online “All Aboard! O Museu faz a festa em sua casa!”. A IP é parceira desta iniciativa.
Neste dia de festa o Museu Nacional Ferroviário (MNF) mostra que se sabe reinventar e celebra o 5.º aniversário com um festival online que convida “Todos a bordo!” para uma viagem conjunta e em segurança, com o apoio da IP.
O cartaz do festival “All Aboard! O Museu faz a festa em sua casa!” é composto por vários artistas e pelos testemunhos de pessoas e entidades que, em diferentes ocasiões, fizeram parte dos cinco anos de vida do museu e o ajudaram a crescer.
A partir das 12H00 pode assistir nas páginas do Facebook e Instagram do MNF às atuações especiais de:
O’Gajo, Tó Trips (Dead Combo), Discantus Projecto, Cais Sodré Funk Connection, Companhia Custom Circus, entre outros.
A 18 maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus, uma iniciativa promovida pelo ICOM – International Council of Museums, que tem também um comité português, o ICOM Portugal
Este ano o tema é “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, com o objetivo de celebrar a diversidade de perspetivas que compõem as comunidades.
Tendo em conta o seu papel social, os museus podem incentivar de forma relevante a diversidade e a inclusão, desenvolvendo experiências significativas para pessoas de todas as origens.
Em Portugal a data é assinalada pela Direção-Geral do Património Cultural que convidou todos os espaços museológicos da Rede Portuguesa de Museus a associarem-se às comemorações através da partilha de iniciativas que possam ser divulgadas online e, também, de atividades presenciais.
Para assinalar a data e o simbolismo da ocasião foi determinada a gratuitidade de entrada em todos os Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da DGPC.
Consulte o Programa geral




Nesta data especial várias entidades, parceiros e amigos do Museu apresentam o seu testemunho, entre os quais o Presidente da IP.
António Laranjo dá os parabéns ao Museu pela capacidade de adaptação ao longo destes cinco anos, em que foi capaz de inovar:
- Com a exposição de novos conteúdos e tecnologias interativas;
- Com a abertura a várias atividades para todos os tipos de público, de que é exemplo o Festival do Vapor;
- Com envolvimento social e cultural da comunidade;
- Com sustentabilidade e novos modelos de financiamento e apoio.
“Só assim é possível preservar o passado: criando um novo espaço para “viajar no tempo” e partilhar entre todos a nossa história e cultura…”